Através das informações que recolhemos com os 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato e gosto), o cérebro interpreta e identifica tudo o que nos rodeia.
Com o funcionamento do cérebro, conseguimos pensar, ter emoções e sentimentos, lembra-nos, andar, correr e muitas outras coisas que nos fazem seres vivos com atividade.
Mesmo que o nosso corpo esteja bem fisicamente, se o nosso cérebro parar ou não funcionar bem, nós não conseguimos ter atividade: andar, falar, pensar….
O cérebro é um músculo e como tal, necessita de treino diário para funcionar corretamente. Quanto mais ativo estiver, mais saudável e lúcido estará o seu cérebro.
Deste modo, os especialistas realçam a importância de realizar atividades que ativem as suas funções cognitivas: linguagem, memória, atenção, gnosias, praxias, funções executivas, etc.
Para além do exercício físico, da alimentação saudável e da redução do stress, exercitar o cérebro é uma das formas que nos podem ajudar a envelhecer ativamente e prevenir as doenças neurológicas, como por exemplo a doença de Alzheimer.