Skip links

BPI Rural 21

De fevereiro de 2022 a janeiro de 2023, desenvolvemos o projeto Longe mas + perto com as tecnologias, ao abrigo do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural – BPI Rural 21

Este projeto de literacia digital pretendeu ensinar os seniores a utilizar as novas tecnologias, telemóvel, tablet ou computador, a fazer e receber chamadas telefónicas, enviar e receber SMS nos telemóveis, criar um email, saber enviar e receber emails, a aceder às redes sociais, fazer postagens, pesquisar informações, fazer videochamadas e ter atividades online de ocupação de tempos livres, estimulação cognitiva e dança sénior, sem sair de casa.

Pretendeu ainda sensibilizar para uma utilização correta dos equipamentos tecnológicos e sensibilizar para os perigos da internet, bem como favorecer a inclusão digital e social, combatendo a solidão, sobretudo no contexto de pandemia, onde as tecnologias ajudaram a manter o contacto com a família e amigos e a manter as atividades do dia a dia em casa.

BPI Rural 21 Projeto Longe mas + Projeto

O projeto foi desenvolvido em 4 localidades rurais do concelho de Abrantes, Pego, Alvega, Concavada e Carvalhal, junto da população sénior, nos grupos da Associação parceira do projeto, a Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário – Cres.Ser.

Objetivos do Longe mas + perto com as tecnologias

Capacitar o público-alvo com competências digitais;

Promover a inclusão digital e social;

Aumentar o bem-estar e satisfação com a vida;

Estimular física, mental e socialmente o público-alvo.

Atividades realizadas

Os workshops realizados abordaram 4 áreas: criação e partilha de conteúdos digitais; pesquisa e análise de informação; comunicação e cidadania; segurança e privacidade.

O apoio digital consistiu em realizar sessões teste de utilização das ferramentas digitais aprendidas e de apoio e esclarecimento sobre o uso e autonomia nessas ferramentas digitais.

As atividades à distância foram realizadas à distância com o recurso de smartphones ou computadores portáteis e internet. Através de videochamada foram realizadas conversas, desafios cognitivos, dança sénior, indo ao encontro dos seus interesses dos participantes.

Resultados

31 seniores

64 workshops digitais

20 sessões de apoio digital

84 atividades: 28 atividades de estimulação cognitiva, 28 atividades criativas e 28 sessões de dança sénior.

A felicidade
não tem idade!