Este programa de intervenção é realizado em grupo, uma vez por semana, com a duração de 45 minutos, na comunidade em instalações de associações locais ou da junta de freguesia, e consiste na realização de sessões de dança sénior®, estimulação cognitiva e atividades criativas, de forma rotativa.
As Academias de Mente são um programa de intervenção criado pelas fundadoras da Human Coop, dirigido à população mais velha e/ou vulnerável, o qual pretende:
Dança Sénior®
Danças em pé ou sentadas, danças de roda e também em linha, danças folclóricas de todo o mundo e danças de salão adaptadas às características das pessoas. Realizam-se coreografias simples e complexas, alegres, que trabalham a mobilidade, a mente e dão muita energia e convívio.
A Dança Sénior® é uma modalidade de intervenção no envelhecimento que foi criada na Alemanha em 1971, por Ilse Tutt, estando presente em vários países europeus e no Brasil.
Estimulação Cognitiva
Atividades de papel e caneta e jogos que estimulam a memória, a atenção, a planificação, a perceção, a linguagem e outras funções cognitivas. Realizam-se desafios que ativam a mente e melhoram o funcionamento cognitivo.
Em 2022 a Human Coop editou o livro “Caderno de Estimulação Cognitiva” e em 2023 o jogo “Cogni+ Onde está a cor?”, duas ferramentas de estimulação cognitiva criadas com a experiência destas sessões.
Atividades Criativas
Dinâmicas de grupo, dinâmicas de expressão corporal e musical. As propostas realizadas ativam memórias, imaginação, criatividade e momentos de descontração.
Os participantes que integram o programa das Academias da Mente podem ainda participar noutras atividades de partilha, convívio, cultura e intercâmbio organizadas pela Human Coop.