A Human Coop tem vindo a desenvolver ao longo dos anos várias intervenções para apoio e cuidado na demência. Mas, antes de mais nada iremos contextualizar a sua definição e tipos.
Definição e tipos de demência
A demência é uma síndrome que agrupa várias doenças com impacto nas funções cognitivas e comportamentais e que tem impactos na autonomia da pessoa. Entre os tipos mais comuns, destaca-se a Doença de Alzheimer, uma condição progressiva e ainda sem cura, e que representa uma das maiores ameaças à saúde mental na terceira idade. Embora não haja uma cura definitiva, a intervenção precoce aos primeiros sinais pode minimizar os sintomas e ajudar a preservar a independência e a qualidade de vida dos indivíduos.
Como mitigar os efeitos da demência?
Com efeito, para mitigar os efeitos da demência existem alguns programas de intervenção como rastreios, avaliação neuropsicológica, estimulação cognitiva e apoio aos cuidadores. Estes serviços visam não só a identificação precoce, mas também a promoção de um suporte contínuo aos pacientes e suas famílias.
Palestras de Literacia em Saúde
Em primeiro lugar, as palestras de literacia em saúde são essenciais para informar e capacitar o público a tomar decisões conscientes sobre sua saúde mental. Uma vez que durante as sessões são abordados temas tais como o diagnóstico e a prevenção da demências, os participantes começam a entender melhor os sintomas e a importância da intervenção precoce.
Rastreios e Avaliações
Em segundo lugar surgem os rastreios e as avaliações para identificar precocemente sinais de demência. Por exemplo, “O Rastreio às Queixas Subjetivas de Memória” foca na identificação dos riscos iniciais, especialmente para quem já apresenta lapsos de memória. Já o “Rastreio Cognitivo” é conduzido por neuropsicólogos e procura sinais de défices em áreas como atenção e memória. Por conseguinte, este rastreio ajuda a distinguir entre a demência, quadros pré-demenciais e problemas de memória por causas emocionais ou físicas.
Por sua vez, a “Avaliação Neuropsicológica” é um exame mais profundo, realizado através de testes específicos que identificam variações no funcionamento cognitivo e criam um perfil detalhado das capacidades da pessoa. Esta avaliação é essencial para compreender as habilidades preservadas e afetadas, orientando o plano de tratamento.
Sessões de Estimulação Cognitiva
Em terceiro lugar, após o diagnóstico de demência ou estado pré-demencial, são recomendadas sessões de estimulação cognitiva, que atuam na manutenção das capacidades mentais. A terapia cognitiva, por exemplo, inclui atividades individuais ou em grupo, com exercícios que estimulam a memória, a linguagem e o raciocínio e visa manter a autonomia do paciente e melhorar sua qualidade de vida.
Apoio ao Cuidador
Por último, sabemos que a demência tem um forte impacto nos cuidadores, que frequentemente enfrentam isolamento e desgaste físico e emocional. Assim, são oferecidas sessões de apoio psicológico e orientação para familiares e cuidadores, ajudando a mitigar o stress e promovendo o bem-estar emocional.
Em suma…
Este conjunto de intervenções visa não só cuidar da saúde mental do paciente, mas também criar uma rede de apoio e acompanhamento. Com efeito, a demência afeta todos e, um diagnóstico precoce aliado ao suporte adequado, pode transformar positivamente a experiência de vida tanto dos pacientes quanto de seus cuidadores.
Se necessitar de mais informações, fale connosco!