Na Human Coop, a Dança Sénior® é uma das atividades mais requisitadas e tem como principal objetivo promover a saúde e o bem-estar na população mais idosa. Vamos, de seguida, compreender o porquê desta grande adesão!
Como surgiu a Dança Sénior?
Antes de tudo, sabia que a modalidade foi idealizada na década de 1970 pela coreógrafa alemã Ilse Tutt? Com o objetivo de enriquecer o tempo livre da população mais velha, esta modalidade alia o poder da música a coreografias de baixo impacto, adequadas às capacidades físicas da faixa etária. De facto, a dança sénior é uma prática especialmente desenvolvida para o público mais velho baseada em danças folclóricas e de salão adaptadas. Para além disso contribui, em larga medida, para bem-estar físico, cognitivo, emocional e social para todos os participantes. Como resultado, a Dança Sénior® torna-se uma ferramenta inclusiva de excelência: acessível e transformadora para a promoção da saúde na terceira idade.
Dança Sénior: duas vertentes
Esta prática apresenta duas vertentes principais: danças em pé, para seniores mais ativos, e danças sentadas, destinadas a participantes com alguma limitação motora. Ambas as modalidades oferecem coreografias simples ou complexas, e possibilitam o ajuste conforme as capacidades de cada um. Não apenas a variedade de ritmos e a diversidade das coreografias contribuem para manter a motivação e o desafio, mas também estimulam habilidades cognitivas, como a atenção e a memória. Para além disso, proporcionam uma experiência física gratificante e segura.
Benefícios da modalidade
Entre os inúmeros benefícios da Dança Sénior® encontram-se por exemplo: as melhorias na mobilidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Do ponto de vista cognitivo, a prática favorece o desenvolvimento de atenção, concentração e memória, enquanto no campo socioemocional, promove o prazer pela expressão através do movimento, a sensação de pertença a um grupo e a autoestima. Além disso, o impacto positivo dessa atividade reflete-se na qualidade do sono e no bem-estar emocional dos idosos, oferecendo um espaço de interação social e fortalecendo vínculos comunitários.
Curiosidades
A Dança Sénior® é hoje praticada em vários países, incluindo Alemanha, Áustria, Brasil, Portugal, entre outros. No território português, a modalidade foi introduzida pela dinamarquesa Birgit Kristensen e ganhou força com as líderes Ana Santos e Dércia Rodrigues, que representam o país no Comité Internacional de Dança Sénior.
Desde 2019, Portugal tem participado nos congressos internacionais da modalidade, sendo oficialmente integrado no Comité em 2023. Neste mesmo ano, iniciou-se a formação de novos Líderes de Dança Sénior, através da Human Coop, Crl, o que tem possibilitado a expansão da modalidade por todo o país.
Em suma…
Com toda a certeza a Dança Sénior® é uma das melhores iniciativas para promover a saúde e bem-estar na população mais idosa. É uma modalidade de intervenção inovadora que alia movimento, música e socialização para favorecer a saúde e o bem-estar na terceira idade. Mais do que uma atividade física, é uma experiência transformadora que celebra a vida e o envelhecimento saudável.
Ficaram curiosos? Entrem em contacto connosco!